quinta-feira, 9 de julho de 2009

Câncer Transcendental

A força mais poderosoa do câncer é a de transformar super homens em seres humanos críveis.
Pois é, quem diria!
Certa vez, conversando com uma moça, disse à ela que minha vida tinha mudado depois do diagnóstico. Ela perguntou em que sentido e, naquele momento, não pude explicar.
A mudança não é como a transmutação do Clark Kent em Super Homem, é muito mais sutíl.
É interna.
Claro que continuamos os mesmos e depois de algum tempo até ganhamos nossa aparência de volta (iupi), mas algo em nossa essência transcende.
As vaidades ficam mais brandas. A humildade mais evidente. As máscaras caem e não procuramos mais por elas. Que fiquem no chão.
Observo meus amigos que sobreviveram ao câncer e uma das maiores conclusões que posso chegar é que éramos, sem exceções, metidos a auto suficientes.
Eu mesma já fiz referências sobre a Dra. Perfeita, lembram?
Acredito na função humanizadora do câncer.
Ele me fez ser mais humana comigo mesma.
Aprendi que devo me respeitar mais, me envergonhar menos de minhas fraquezas e que admitir
que também cometo erros, muito diga-se de passagem, não me tornam uma pessoa melhor ou pior, apenas me torna crível. Normal.
Se encontrar aquela moça já tenho resposta.

5 comentários:

Letícia disse...

Até me emocionei um pouco lendo este texto! Quanta coisa temos que compreender!
Bom fim de semana!

Simone disse...

Pois é, amiga... Mas eu continuo desconfiando das mudanças que aconteceram comigo... Analisando friamente, vejo que ainda não superei o choque de ter visto aquela estranha que me encarava no espelho, após a cirurgia. O fantasma dela, por me perseguir sempre no mesmo espelho, me fez ficar muito mais vaidosa do que era, e vaidade, prá quem ainda não percebeu, é um espinho na carne... Menos humilde? Não!Muito mais prepotente! Máscaras caidas? Sim, já não disfarço descontentamentos! Menos auto-suficientes? Com certeza... Antes acreditava que eu mesma me bastava. Hoje sei que preciso de muitos a minha volta. Mas, passados vários meses desde que estive no olho do furacão, ainda não consigo avaliar minhas mudanças como positivas ou negativas...

Ana Paula Sampaio disse...

Mari, que coisa... lindo texto, viu... Eu também aprendi essas coisas, mas só nos primeiros momentos. Depois esqueci de novo! Aliás, esqueci também que tive câncer, graças a Deus! =P beijos!

Renata (impermeável a) disse...

meu noivo me disse nesta semana...
nossa, parece que vc esta mais racional depois desta doença!
Eu fiquei pensando nisto.......
E novamente me veio as perguntas,afinal, EM QUE MUDEI?
Seu texto é perfeito......
umas 2 horas depois, respondi para ele...
Não fiquei mais racional, somente nao desperdiço sentimentos onde não é necessário!!!!!!!!!

Mais uma para a lista....!!!


beijossssssssssssssssssss

adoro vir aqui...

Renata (impermeável a) disse...

http://hodgkineuconheoestecara.blogspot.com/2009/07/o-presente-que-vou-pendurar-na-parede.html


flor, homenagem para ti.