sexta-feira, 22 de abril de 2011

Amendoim cri-cri



Páscoa não me lembra chocolate. Páscoa me lembra cri-cri de amendoin e a história de amor do Cristo por nós.
Quando eu era criança éramos bem pobres, não miseráveis, mas sem nada de luxo. Apesar disso nossa cesta sempre estava presente, mas em grande parte era recheada de ovos de galinha pintados e cheios de cri-cri de amendoin que minha mãe fazia.
Os chocolates e coelhos embrulhados em papel laminado enchiam nos olhos, mas o que enchia a barriga mesmo eram os amendoins, que eu adorava.
Na sexta-feria santa comíamos peixe frito ou ovos de galinha. Nada de salmão ou bacalhau.
Mas o mais importante da Páscoa, o seu espírito, nunca ficou para trás lá em casa. Talvez pelo fato de meu pai ter sido padre, ou de minha avó materna ter sido extremamente religiosa, sabíamos exatamente o significado do que acontecia. Claro que os chocolates e amendoins falavam alto aos nossos sentidos infantis, mas o significado do feriado e chocolates iam além para nós.
Hoje raramente encontramos uma criança que saiba qualquer coisa sobre a Páscoa além do número de ovos de chocolate que vai ganhar.
Não se vive mais a fé e a gratidão ao Cristo por ter subido naquela cruz, de livre e espontânea vontade, apenas para salvar a humanidade. Apenas?? Sim, apenas por isso. Cristo bem poderia ter saído de fininho e poupado sua santa vidinha, indo dar com os costados em algum lugar bem longe onde poderia se safar daquilo tudo. Mas como homem corajoso que era Ele ficou, Ele sofreu e Ele morreu por nós.
Me pergunto se hoje Ele não fica entristecido quando vê que as pessoas - a Humanidade - se envergonha de mostrar que é grata a Ele por tudo. Acho que apenas um "ai, valeu, hein!!", já o deixaria animado, mas hoje o chocolate é a estrela da festa. As crianças mal sabem quem foi Jesus Cristo.
Cabe apenas a nós ensinarmos isso.

6 comentários:

Fernanda disse...

...assim como o papai noel e os presentes caros substituiram o sentido do Natal.

Infelizmente é a valorização do TER em detrimento do SER.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Quando passeio, por "essas bandas", paro pelo título, pelo perfil e, depois pela leitura da última postagem....Caso me interesse, leio mais alguns e, só então "clico" no seguir.
Gostei, vou seguí-la, Marilisa.
Primeiro abraço
Lúcia

Lilian disse...

é exatamente esse o meu sentimento. Jesus não morreu em vão, mas é triste ver no que a humanidade se transformou e em que ela acredita. Por isso tanta morte, tanta violencia...
Feliz Pascoa, e sabe de uma coisa? a minha páscoa era como a sua e o melhor dela era o amendoim cri-cri, dilicia, até hj sou louca por eles

Unknown disse...

Minha amiga também concordo... E acredito que nós estamos abrindo espaços para outras pessoas poderem ter leituras como a dessa sua postagem hoje e de muito outros blogs, podendo abrir oportunidades para o verdadeiro significado da Páscoa em muitos corações que é o sentido de Renovar-se, estar mais próximos dos ensinamentos de Cristo!!
E é isso que desejo á ti e seus familiares...
Beijinhossss....

Penélope disse...

Ai que delícia, amiga!!!
Que doce lembrança...
Todos coloridinhos e crocantes!
Muitos beijinhos

Blog UaiMeu! disse...

Blog muito bacana!
Dê uma espiadinha no nosso também!
http://uaimeu10.blogspot.com/
Sucesso =)