sábado, 29 de junho de 2013

Câncer: Derrubando uma doença, levantando uma bandeira

Depois de passados cinco anos as coisas começam a virar lembrança. Já não doem tanto. Representam apenas uma imagem borrada, lá no fundo da mente, como um sonho inadequado, embora nossa mente, mesmo judiada pelas sessões de quimioterapia, guarde ainda os resquícios de algo torturante.
Começa uma nova e importante etapa em nossas vidas. É o momento em que escolhemos guardar essa lembrança no fundo do baú, fazendo de conta que foi um sonho ou, mais inteligente, espremer o limão e fazer a famosa limonada.
Num primeiro momento esses limões parecem espirrar nos olhos, nos cegando momentâneamente. Com o tempo ele escorre pelas feridas e arde demais. Quando nos expomos ao sol ele se fixa à nossa pele como uma tatuagem e fica, para sempre, marcado em nós. Impossível nos desligarmos disso.
Espremi os limões que me foram dados e, junto com amigas de batalha, transformamos a luta contra o câncer de mama na nossa bandeira.
Para desfraldá-la estamos usando tudo o que um  dia nos feriu e mal tratou, canalizando as energias no conforto daqueles que por hora estão colhendo seus limões.
A satisfação de levar esperança aqueles que, como nós um dia, não podem ver por estarem com os olhos ardendo, é inenarrável.
Não temos a ambição (quem nos dera) de erradicar o câncer da vida das pessoas, pois nem mesmo a prevenção foi descoberta, mas temos a mais alta intenção de levar esperança e informação por onde passarmos. Câncer não representa mais uma sentença de morte. Precisamos apenas desmistificar a doença. Mostrar que ela pode ser tratada e curada em até 95% dos casos. Basta estar atenta, basta se tocar, basta se cuidar.
A bandeira que levantamos se chama VIAMAMA e é motivo de orgulho para nós que, há alguns anos atrás, estavávamos à beira de um ataque de nervos pelo diagnóstico recebido.
Levar informação honesta hoje é nossa missão. Alertar para os perigos, também. Cuidar de nossas flores, nosso orgulho.
Vamos caminhando nesse caminho incerto que é a vida mostrando que é possível, sim, ultrapassar limites antes impensados. Podmeos sobreviver ao câncer.
Carregaremos para sempre nossas cicatrizes para que não possamos nos esquecer daquilo que vivemos e lembrar de sempre estender a mão aos nossos semelhantes. Essa é a nossa bandeira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Marilisa ... navegando pela net na busca de informações e experiências sobre este universo a parte chamado "câncer", me deparei com o seu espaço e depois de muito explorá-lo como a de outras mulheres vivendo a mesma situação.
Sempre gostei de participar do mundo das pessoas, sempre me interessei e sempre aprendi muito com estas "viagens", ainda que pelo sofrimento, o qual é a ferramenta que mais nos molda e agrega valores, de dentro para fora e de nós para todos.
Só que agora o quadro é muito próximo de mim e estou com muito, muito medo.
Minha cunhada perdeu o filho de 21 anos em um acidente de carro no dia 22 de maio de 2013.
Exatamente no dia 26 de Junho, após um mês do falecimento, ela foi em uma consulta e tudo indica que ela esteja com câncer de mama.
Desde o mês de janeiro deste ano ano que ela percebeu alterações, e por conta disso eu acredito que já esteja adiantado, entende ?
O mamilo dela retraiu, o seio está completamente deformado, com um tumor considerável e vários outros completamente perceptíveis.
A mamografia mostrou nódulos na outra mama e ela tbm percebeu embaixo do braço.
A médica foi clara e antes do resultado da biópsia feita por punção ela já adiantou que é maligno.
Minha cunhada retornará no dia 31 já com os resultados e quais serão os primeiros passos que ela terá que dar nesta luta.
Me perdoe o desabafo, mas ninguém melhor do que quem passa por estas avalanches de sentimentos e emoções para entender o que a família está passando neste momento.
Desejo-te tudo de bom e que o que vc mais deseja, floresça!
Elaine Cristina

Blog da Terezinha Sobreira de VS disse...

Muito importante o que você faz: estender a mão ao semelhante.
Isto você sabe e faz muito bem.
Como foi importante para mim o dia em que descobri seu retrato entre os meus seguidores do blog!
Sempre senti que podia contar com você como uma amiga de verdade mesmo não a conhecendo.
Vá em frente, amiga, com sua empreitada!
Que Deus vá sempre à sua frente.