terça-feira, 26 de maio de 2009

Diferença entre Olhar e Ver

É sutil a diferença entre olhar e ver, no entanto faz, definitivamente, toda a diferença quando adequamos essa diferença em nossas vidas.
Sempre pensei sobre isso e hoje, no final da minha infrutífera caminhada, estava observando alguns quero-queros que caminhavam placidamente no gramado.
Olhavam aleatoriamente para tudo sem parecer prestar atenção a nada.
Como sofro de uma certa fobia contra quero-queros por conta de seu comportamento um tanto quanto agressivo, com aquela mania deseducada de dar rasantes sobre cabeças alheias, fiquei olhando fixamente para ele e foi exatamente nesse momento que percebi que eles não olhavam aleatoriamente a vida passar e sim que estavam caçando. Numa fração de um milionésimo de segundo o quero-quero que estava mais próximo de mim enfiou o bico na terra e tirou uma enorme e gorda minhoca.
Pronto, seu café da tarde estava garantido assim como essa blogada.
Naquele momento fiquei pensando no quão bem essa cena ilustra nossa própria atitude frente aos acontecimentos em nossa vida.
Quantas minhocas deixamos escapar por estar apenas vendo a vida passar ao contrário de enxergá-la?
Olhando sem enxergar, ouvindo sem escutar ou falando só por falar?

3 comentários:

Anônimo disse...

Diante de tal assunto fico a perguntar o q é pior? O ódio ou a insignificância. Quantas pessoas negligencio com o olhar e não as enxergo

Ana Paula Sampaio disse...

Amei, Mari, que post tuuudo! O foco nos permite não deixar passar as minhocas da beleza, da alegria, da plenitude... A vida é mais plena quando a gente repara nela! =) beijão!

Letícia Martins disse...

Simplesmente o máximo!
Se cada um sabe internamente a diferença entre esses olhar e ver, isso já muda tudo na vida!
Isto, na minha opinião, é o primeiro passo para a felicidade.