terça-feira, 13 de abril de 2010

Notícias Oncológicas

Acabo de chegar do oncologista e as noticias não são nada boas: São ÓTEMAS!!!!
Nesse mês de abril completo dois anos do fim da quimioterapia. Os cabelitchos já estão crescidinhos e os cachinhos dourados já estão indo pro bebeléu, pois depois de um tempo eles voltam ao normal mesmo.
Mas as notícias ótemas não são sobre cabelos e sim sobre a consulta propriamente dita.
Meu onco já é uma cara engraçado por natureza, mas ontem ele estava além da conta.
Como sempre, ele dá uma saidinha básica da sala para analisar os exames e (socorro) não enfartar o paciente caso faça uma cara meio preocupada... Mas ele foi breve. Logo em seguida voltou e discursou sobre como era bom analisar exames "bons".
Essa já foi uma boa notícia, mas ele foi além. Me explicou que no primeiro ano após a químo as chances de recidivas e aparecimento de metástases à distância gira em torno dos 50%. No segundo ano essas "chances" caem para 85%, ou seja, ficam bem pequenas.
Desenrolei a primeira corda do pescoço!
Ele, bem animadinho, me disse que por esse motivo meus exames de controle passariam de semestrais para anuais.
No mesmo momento desmanchei o sorriso abobalhado do rosto e fechei a cara.
-De jeito nenhum!! Meus exames serão semestrais até que se complete,pelo menos, 5 anos!!
Ele não se aguentou e caiu na risada. Disse que já tinha visto as mais diversas reações diante de tal informação, mas que, normalmente, eram pulos e gritos de alegria e jamais de insatisfação...
Pode parecer esquisito prá quem observa de fora, mas prá quem passou por um momento tão traumatizante como o de descobrir, e tratar, um câncer antes dos 40 anos, controles semestrais ainda são longos de se esperar.
Boas notícias são sempre bem vindas, mas prefiro não me deslumbrar e relaxar. Prefiro enfrentar as ecografias abdominais que quase me fazem chorar xixi ou sempre achar que raios x de tórax são exames tão bobinhos, embora os médicos achem que eles são bem e eficientes. Acredito que pecar pelo excesso, nesse caso é mais confiável do que se deixar levar pela inocência de me tornei imortal novamente.
Sempre em tempo, aproveito esse momento para dizer muito obrigada a todos os que estiveram por perto naqueles momentos de infortúnio, dois anos passados. Nunca teria conseguido sem vocês!

5 comentários:

Anônimo disse...

Que felicidade amiga!!!!
Também não vejo a hora de ver passado um ano, depois meus 2, 3....
Parabéns...tu merece esse alívio na tua vida!

Encontrando Dr. Hodgkin disse...

Que coisa boa de saber!

Acho que você não quer que o showzinho de suspense do seu médico passe a ser anual... Mas como não pode falar isso, diz que é preocupação com a saúde, hehehe.

Parabéns por tirar essa corda do pescoço!

Beijos

Carin

Bloguinho da Zizi disse...

Gostei muito do teu jeito.
Isso mesmo, nada de anual, tem que ser semestral, sim.
Afinal só vc sabe o que passou.
E admiro esse "nada de deslumbrar". Isso tudo mostra como você amadureceu com a doença e a mulher forte que se tornou.
Eu te digo parabéns pelo Ser que você é, que com seu exemplo nos dá coragem para enfrentar.
Beijos menina
e Feliz Vida Nova

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Nossa!! que notícia maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
Não imagina vc a emoção que senti!!
Muiittoo felizzzz por voccêêê viU?
Um grande beijo!!

Danielly Tiepo disse...

Parabenss q continue assim.... amei o blog e vlw por seguir :)

Bjuss