quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Para Larissa... e muitas outras pessoas

A Larissa odeia baratas. Das pessoas que conheço muitas odeiam baratas, mas ninguém com tanta convicção como a Larissa. Então dedico essa postagem à ela...e prá todos que odeiam baratas.

1- As baratas caseiras não têm nenhum papel na cadeia ecológica:
Não precisa ter dó de dar aquela chinelada: aqueles monstrengos que vez ou outra aparecem na sua casa para comer restos de comida e disseminar o pânico não têm nenhuma função nobre no equilíbrio da natureza – são só uma praga, e ainda carregam doenças. Mas as que vivem na natureza são importantes, já que contribuem para a reciclagem do material orgânico e servem de alimento para vários predadores.

2- Barata andando pela casa durante o dia não é bom sinal:
As baratas não dormem, mas sabem que é hora de se recolher quando percebem a claridade e só saem quando escurece. Dentro das casas, a hora de ficar quieta no seu canto é enquanto o homem está ativo, oferecendo mais riscos a ela. Então, se você tiver um infeliz encontro diurno com o bicho, fique atento. Baratas em atividade durante o dia indicam que a população está muito alta e não há esconderijos para todas.

3- Elas têm pelinhos no traseiro que lhes dão informações detalhadas sobre o inimigo:
Você que já tentou matá-las sabe: o bicho é rápido e tem um baita reflexo. Isso se deve em boa parte a dois pelinhos que a barata tem no traseiro, chamados cercis. Eles são capazes de perceber movimentos sutis do ar e lhe permitem obter informações sobre possíveis ameaças, como localização, tamanho e velocidade. Além disso, elas enxergam muito bem, mesmo quando não há luz, e seus ouvidos são capazes de detectar até os passos de outra barata.

4- Elas podem roer os seus lábios enquanto você dorme – e deixam ali microrganismos que causam doenças:
Esta é para você nunca mais dormir tranquilamente: as baratas têm o hábito horroroso de roer os lábios das pessoas durante o sono para pegar partículas de alimentos. Isso é ainda pior se considerarmos que os bichos podem carregar a bactéria da peste, da febre tifóide, da cólera, o vírus da poliomielite, de um tipo de herpes e ainda podem transmitir vários tipos de conjuntivite. Escova de dente, para que te quero!

5- Elas têm uma capacidade incrível de se multiplicar e os ovos vingam mesmo quando a mãe morre:
Sabe aquela gosma branca nojenta que explode quando você esmaga a barata? Aquilo é gordura e contém as reservas de nutrientes que vão alimentar as células do inseto quando faltar comida. Ali também existem algumas dezenas de ovos, que podem vingar mesmo depois que a mãe morre. A capacidade de reprodução das baratas é incrível: em 150 dias de vida, uma única fêmea consegue botar cerca de 320 baratinhas no mundo.

6- As baratas conseguem viver vários dias sem cabeça:
Além de conseguir ficar até um mês sem se alimentar, o inseto ainda é capaz de sobreviver por vários dias sem a cabeça. É que suas principais estruturas vitais ficam espalhadas pelo abdômen e, nesses casos, um gânglio nervoso no tórax passa a coordenar os seus movimentos, permitindo que fujam das ameaças. Como seu corpo tem um revestimento de células sensíveis à luz, ela ainda pode localizar e correr para as sombras. Qual a forma mais eficaz de matá-las, então? Anote: aerossóis e outros produtos na forma líquida são eficientes contra a barata de esgoto (Periplaneta americana); para matar a barata de cozinha (Blattella germanica), as formulações gel são as mais indicadas.

7- Para fugir delas, só correndo para as calotas polares:
Apenas 1% das mais de 4 mil espécies são caseiras. As outras vivem na natureza, e são tão danadas que conseguem viver em quase todos os ambientes naturais, de desertos a florestas tropicais. A sua grande barreira ecológica é o frio intenso, mas nem adianta fugir para a Noruega ou a Finlândia: elas aparecerão em versões minúsculas e vão querer se aquecer no quentinho da sua casa nórdica. A única solução é correr para as calotas polares.

12 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

To aqui rindo Marilisa.
Ooooo bichinho nojento...
Credo

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

bixim asquerooooooso rs.

Mari, fala pra sua amiga ver essa postagem
http://lostinjapan.portalnippon.com/2010/10/de-uma-pimentada-na-sua-barata-lost-in.html

um papel de pimenta contra baratas, funciona mto bem.

que bom ler seus posts de novo! tá tudo bem por ai?
bjs e bom dia!

Larissa Bohnenberger disse...

Ahhhhh, Mariii! Pra que me contar tudo isso? Principalmente o item 2! Depois de tudo o que eu li aqui tenho ainda mais convicção de que estes montros do mal vão acabar conseguindo aquilo que tanto querem: dominar o planeta terra!

Vitor Finkler disse...

Agora sim posso matar baratas sem ficar com a consciência pesada hehe

Abraço!
Vitor Finkler

Néia (Dulci) disse...

Ui que nojo tenho desse bicho!
Vou reservar meu lugar na calota polar!
Beijos

khmer student disse...

Hi! friend, Could you exchange link with my site? it is new, do hope our job will be bether then now if we exchange link together
Here's mine
http://khdoc.blogspot.com/

http://khmergay.nibblebit.com/
http://amangay.blogspot.com/
cheer,

Khdoc news

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

(Mari, claro que vc pode linkar o post, desde quando vc precisa perguntar pra mim se pode alguma coisa hein? vc é "da casa", foi uma das minhas primeiras amigas do blog. Lá é tudo sempre seu)

um bom feriadão pra vc, Mari!
bjs

Bloguinho da Zizi disse...

Olá aniversariante do dia
Tem um presentinho pra vc no bloguinho.
beijinho

Bloguinho da Zizi disse...

ahhh...
aproveita e lê os comentários.

Simone disse...

Ai, que nojo! Fiquei com o estômago revirado!!!!

e-Jonny disse...

Chegou a ser escatológico, mas muito bem humorado!
Posso complementar? AS BARATAS TAMBÉM VOAM!!! E DEVEM SER SURDAS!!! E pode correr ou tentar se desintegrar, mas a feladaputa vai voar em cima de você mesmo se você soltar aquele grito de soprano que pode ser ouvido a 5 quilômetros.

Bjs

CarolBorne disse...

Pelinhos no traseiro? Não basta ser barata, tem que ter a bunda peluda? O mo pai!