sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mãe só falta asas para ser anjo. Será?

Esse texto é daqueles que a gente lê e tem vontade de chorar, pensando: porque não fui eu quem escreveu isso??
Mas tudo bem, quem escreveu foi a minha querida Rejane, que tem mais conhecimento de causa que eu, afinal ela já é avó, então publico aqui para compartilhar com todos.
Ah, só mais um comentariozinho: assino embaixo.


Das chineladas que recebi de minha mãe e cinturãozadas de meu pai, só se perderam as que eles não acertaram...
Se existe uma coisa que me arrepia, é mãe que tenta convencer
aos outros e principalmente a si própria, que é uma
super -mega maravilhosa mãe. Para todo o universo de blogueiros,
eu vos digo: elas são na verdade umas loucas ! peguei pesado? mas é isso mesmo. As mães com super poderes são mães neuróticas , que não possuem vida própria e
e são mal amadas .
A mãe que é mais ou menos sã, que conhece
seus limites e sabe impor limites,que se ama e é amada, que tem tempo para si mesma e sabe ser feliz, ela é a mãe real, verdadeira e humana.
A mãe real , verdadeira e humana, é a mãe que se cansa, que chora, que sabe dizer não,que sabe não ser anjo.Se recebeu afeto, elá dá, se não recebeu, deixou filho carente.Mas continua sendo mãe, e mãe é mãe, e pronto!!
Mãe que é mãe de verdade sabe que tem horas que ela não consegue ser mãe bacana.Essa mãe perde a paciência mas não se enche de culpas por que sabe as razões que a levam a isso.Mãe imperfeita, porém
perfeita na consciência do seu papel.
Muito jovem quando fui mãe(comecei com gêmeas que nasceram de sete mêses e quatro anos depois tive um menino)e sem nada conhecer de psicologia e nem de psicologismos( apesar de na época ser uma também neurótica), eu tive a feliz sorte de saber educá-los e colocado no mundo filhos ajustados com valores éticos e morais.E nem por isso, eu deixei de cometer faltas.Hoje casados,têm filhos, e passam para eles a educação que receberam.Disto muito me orgulho!! Como consegui? na época eu não tinha a condição psíquica /emocional , financeira , afetiva, maturação etc... que possuo hoje , mas tinha como referencial de mãe, uma mãe de punho, rígida, autoritária e severa .


"Um marinheiro só sabe que é realmente bom, depois que conduziu seu barco pela tempestade."


E para filhos que odeiem essa verdade,o caminho é a terapia.Afinal, os que são filhos das que pensam ser como "anjos" também irão precisar.
Foi por ter tido uma mãe assim, que fez com que eu (minimizando o exagero) repetisse o ensinamento.Na minha modesta porém sincera opinião, as mães de hoje , pecam por excesso. Excesso em todas as áreas: excesso de liberdade, excesso de espaço, excesso de permissões etc... de excessos. Essas mães modernas incentivam desde muito cedo nas crianças o tal dos porquês.Elas até tentam dizer não, mas quando a criança a confronta com o porque não? elas caem no jogo da manipulação e ficam titubeando a arranjar justificativas-e assim perdem a voz da autoridade.
LIMITE É A LINGUAGEM DO AMOR!
Por estas e muitas outras razões, eu concordo e aplaudo as mães que corajosamente escreveram os textos abaixo.
Um feliz dia das mães hoje,amanhã, domingo e sempre ,para as mães e principalmente , para as mães de verdade.
Fiquem com Deus, e até a próxima semana!!






Para quem não conhece, vale a pena ler o texto: Mães más.
Postei-o no ano passado.
leia-o:Sou uma mãe má .


MÃES DE ANTIGAMENTE


Coisas que nossas mães diziam e faziam

e os pais apoiavam.

Desconheço a autoria




Minha mãe ensinou a ...





VALORIZAR O SORRISO...


"ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!"




Minha mãe me ensinou a RETIDÃO.


"EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!"




Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS.


"SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!"




Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA.


"PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?"




Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO.


"CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VC CHORAR!"




Minha mãe me ensinou a CONTRADIÇÃO.


" FECHA A BOCA E COME!"




Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO.


"ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!"




Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA.


"CALMA!... QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ..."




Minha Mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS.


"OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!"




Minha Mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO.


"SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!"



Minha Mãe me ensinou sobre o REINO ANIMAL.

"SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS, OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!"


Minha Mãe me ensinou sobre GENÉTICA.

"VOCÊ É IGUALZINHO AO SEU PAI!"


Minha Mãe me ensinou sobre minhas RAÍZES.

"TÁ PENSANDO QUE NASCEU DE FAMÍLIA RICA É?"


Minha Mãe me ensinou sobre a SABEDORIA DE IDADE.

"QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE, VOCÊ VAI ENTENDER."


Minha Mãe me ensinou sobre JUSTIÇA.

"UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS, E EU ESPERO ELES FAÇAM PRÁ VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ PRA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!"


Minha mãe me ensinou RELIGIÃO.

"MELHOR REZAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!"


Minha mãe me ensinou o BEIJO DE ESQUIMÓ.

"SE RABISCAR DE NOVO, EU ESFREGO SEU NARIZ NA PAREDE!"


Minha mãe me ensinou CONTORCIONISMO.

"OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!"


Minha mãe me ensinou DETERMINAÇÃO.

"VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TODA COMIDA!"


Minha mãe me ensinou habilidades como VENTRÍLOQUO.

"NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE É QUE VOCÊ FEZ ISSO?"


Minha mãe me ensinou a SER OBJETIVO.

"EU TE AJEITO NUMA PANCADA SÓ!"


Minha mãe me ensinou a ESCUTAR .

"SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME, EU VOU AÍ E QUEBRO ESSE RÁDIO!"


Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS.

"SE EU FOR AÍ E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO ESSA LIÇÃO, VOCÊ JÁ SABE!..."


Minha mãe me ajudou na COORDENAÇÃO MOTORA.

"JUNTA AGORA ESSES BRINQUEDOS!! PEGA UM POR UM!!"


Minha mãe me ensinou os NÚMEROS.

"VOU CONTAR ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!"

9 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Feliz dia das mães pra vc Marilisa.
ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Quantas receitas!

O bom, é que não há receitas, para
praticar o "ser mãe"...Sou uma mãe bem diferente da minha. o "ser mãe"
dela deu certo...o "ser mãe", meu,
deu certo.
Vejam bem: minha mãe nasceu em 1908;eu, nasci em 1942; meu filho, nasceu em 1987....três épocas, três bons resultados...

Feliz Dia das Mães!

Fernanda disse...

Rsrsrs...Sou uma mãe mais ou menos, acerto, erro, meto os pés pelas mãos.

O importante é que quando erro, quando acerto...o faço por puro amor.

Feliz Dia das Mães!

Lilian disse...

concordo com tudo e mais um pouco, se as familias dessem mais limites a seus filhos o mundo nao estaria essa baderna.
Errando ou acertando, tudo que fazemos é por amor, triste mesmo é ver pessoas usando nosso "titulo" de mãe jogando filho no lixo, na rua, no rio.

Unknown disse...

Lindo mesmo de emocionar demais!!!
Que o seu dia tenha sido de muita alegria!!
Um Beijinho todo especial para ti!!

zane disse...

Sou um mãe meio termo...errando acertando...ás vezes sou até meio filha,pois minha filha fala comigo como se fosse minha mãe rsrsrs..adoro!Mas q façamos tudo por amor,sempre como intuito de acertar!pois gordas,magras,brancas,humildes,rica o IMPORTANTE É QUE SOMOS MÂES!

Zane ortolan disse...

Mãe!como eu gostaria q estivesse aqui agora!!! mas vejo q quanto mais "velha" fico mais vou usando seus ensinamentos!Ensinamentos estes que me ajudam a trilhar as "surpresas" que a vida me reserva!

CarolBorne disse...

Tive avó e mãe más! Graças a Deus!

Martha Rocha Avelino disse...

Achei "ÓTIMO!" o texto sobre as mães. Eu sou uam "MÃEZONA" e ás vezes uma mãe "MAIS OU MENOS" Rsrsrs...quando vou sair , minha filha de 22 anos diz para mim 'juízo!"rsrsrs (eu tenho 53). Mas ,tudo bem ..Ah! Eu também tenho um blog , dá uma olhada, se tiver tempo: "Câncer de mama, e agora?" Beijos!