segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Porque o sapo não pula?



Roubartilhei esse texto do blog da Encontrando Dr. Hodgkin, da Carin e achei muito interessante.
Muitas vezes passamos por isso na vida real e não nos damos conta...

De acordo com o mito, não sou bióloga para dizer que é verdade, se você colocar um sapo numa panela de água fervendo ele pula fora e salva a própria vida. Mas, se você colocar o sapo numa panela de água fria e for esquentando a água aos poucos, ele não percebe a mudança da temperatura e morre cozido.

Mas porque o sapo não pula quando a água começa a ficar quente? Será que ele não sente que a água esquentou? Vamos tomar a personalidade dele, enquanto água está esquentando, e verificar o que se passa na cabeça do sapo.
o 28 Graus - Humm que água gostosa..
o 32 Graus - É... a água está boazinha...
o 36 Graus - Esta água está ficando sem graça, será que está esquentando? Bobagem! Por que a água iria esquentar? Deve ser impressão minha.
o 38 Graus - Estou ficando com calor... Que droga de água! Ela nunca foi quente, por que está esquentando?
o 39 Graus - Essa água é uma porcaria! Melhor nadar um pouco em círculos até a água esfriar de novo.
o 40 Graus - Esta água é muito quente , humm que ruim! Vou voltar lá para aquele lado que estava mais fresco ou será que é melhor esperar um pouco?
o 42 Graus - Realmente, esta água está péssima, quente de verdade, tenho que falar com o supervisor das águas. Claro, eu podia pular fora, mas onde será que vou cair? Melhor esperar só mais um pouquinho.
o 43 Graus - Meu Deus! Será que eu tenho que fazer tudo por aqui? Já reclamei e ninguém toma uma atitude?
o 44 Graus - Mas este supervisor de águas não faz nada? Será que ninguém nota que a água está super quente? Vou esperar mais um pouco...
o 45 Graus - Se ninguém fizer nada eu vou fazer um escândalo.... Aiiiii que calor!
o 46 Graus - Eu devia ter pulado fora quando eu tive oportunidade, agora é tarde. Estou sem forças.
o 48 Graus - "sapo morto"

O pensamento do sapo ilustra o processo de mudança no ambiente e como as pessoas reagem. No mundo de hoje em que as mudanças bruscas de "temperatura" são tão corriqueiras, quem pensa como o sapo perde as oportunidades de mudar e crescer.
Se você tem, por exemplo, dificuldade de relacionamento, com pares, ou com colegas ou com a sua chefia,ou de lidar com novos desafios, que tal parar de reclamar e de tentar mudar o outro e saltar? Pule para uma atitude mais sadia de rever suas próprias atitudes e mudar você!

Vamos lá! Pense a que nível está a temperatura da sua água? Qual vai ser o primeiro passo que você vai dar? Uma pequena mudança de atitude, como por exemplo, chegar sorrindo todo dia no trabalho, ou dar um "Bom dia" caloroso a todos quando chegar, abre as portas para outras mudanças internas maiores. Mas, não faça como o sapo que ficou dando voltas dentro da mesma panela.
Seja honesto com você mesmo e mude para valer!
Texto de Eliana Dutra

8 comentários:

Terezinha Sobreira disse...

Eu sou um sapo que custa decidir pular da panela. Foi bom ler o texto.Vou lembrar sempre de pular quando começar a "reclamar", "ter autopiedade", "desânimo", "ficar emburrada"..
Acabei me revelando...

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Passei por aqui para te deixar um xero e encontrei essa maravilha de texto-esse não dá para não
divulgar ."Ladrão" que rouba "ladrão" tem dez anos de perdão kkkkkkkkkkkkk

Um xerão no coração!!

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Simmmmmmmmmm, ele se encontra no meu blog: http://mundodasfabulasemetaforas.blogspot.com/
Bjãoooooooo

Marilisa disse...

Re, querida, eu sabia que eram 100 anos de perdão...Afff...desse jeito devo ter muito débito pendente....kkk
Bjs e leve o que quiser sempre

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Marilisa, tudo bem?

Li teu comentario lá na Dri que seu marido sofre de enxaqueca. Como eu a tive por 13 anos sei como é terrível tudo isso. Ele já fez acupultura? Senao fez ajuda bastante as terapias.

Muitas das vezes é falta de ingerir liquido suficiente. Pois, geralmente que sofre de enxaqueca tem má funcao dos intestinos. Como mamao papaya se possivel todos os dias ajuda demais contra a enxqueca. Eu como nao tenho papaya por aqui, mastigo 3 pastilhas por dia de papaya e olha há 3 meses nao tenho sequer dor de cabeca e a minha enxaqueca era daquelas de durar dias...

Espero ter ajudado um pouquinho.

Um grde beijo

Marilisa Peeters disse...

Georgia,
Muito obrigada pelas dicas. No caso dele o diferencial pode ser a agua, pois o intestino é revoltantemente regulado...rsrsrsrs....prá mim que sofro de prisão de ventre é quase uma afronta...kk
Obrigada pela ajuda. Vou passar as informações prá ele.
bjs

Blog Dri Viaro disse...

Coitadinho do sapo! e é verdade mesmo, muitas vezes não percebemos que a "água está esquentando" né?
beijosss

Lari Bohnenberger disse...

Também fiquei com pena do sapo. Mas fiquei curiosa: será que ele não pula, mesmo? Calma, calma, Mari, não vou fazer a experiência não... mas que fiquei curiosa, ah, isso fiquei! Rsrsrsrsrs!