sexta-feira, 13 de julho de 2012

Isquemia coronariana II

Estava devendo uma postagem à respeito da Isquemia coronariana que abordei no último post.
Depois de uma das baterias de exames urgentes mais completa que se tem notícias na história da caridologia recente, orquestrada magnificamente pelo Dr. Paulo Ortiz Júnior, literalmente tirei o dedo e relaxei.
Confesso que foram dias muito tensos, de muito medo e, confesso até, raiva.
Um laudo mal dado e a vida vira de cabeça pra baixo e ainda sacode bastante, deixando o estômago literalmente na garganta.
A primeira boa notícia é que se não enfartei nesses dias o risco cai bastante nos próximos anos, pois a tensão foi punk.
A segunda, e melhor, boa notícia é que não tenho isquemia no coração.
Uma cintilografia coronariana confirmou que nada existe de tão grave.
Entretanto já me encontro dentro das estatíscas de doença coronariana prévia, ou seja, já tenho um discreto acúmulo de gordura nas carótidas (nada muito preocupante por enquanto), devido ao colesterol de está alto há, pelo menos, 5 anos.
Outro fator de risco futuro foi o exame de 'mapa' que fez uma previsão de hipertensão futura por conta da pressão arterial que, apesar de ser baixa durante todo o dia (em torno de 10x6) não baixou mais no período noturno de sono. Isso pode prever futura hipertensão. Nada obrigatório, mas é bom ficar de olho, ainda mais levando em conta o fator genético...
Bom, depois de todo esse susto, quero fazer um apelo a todos os meus 5 leitores no sentido de que procurem um cardiologista (tenha a idade que tiver) e faça um check up cardiológico. Exames simples (a maioria de sangue) podem detectar problemas que estão começando a se instalar e que podem ser tratados os prevenidos com medidas simples.
Estou tomando medicação para o colesterol para evitar o acúmulo de novas placas de gordura e exercícios (que já fazia) agora são de ordem médica, forever...
O pior é ter que aceitar que entrei nas estatísticas e  sou cardíaca!! rs

9 comentários:

Anônimo disse...

Mari, boa noite ( li à noite este post ) e parabéns pelas boas notícias!

Quando li seu post anterior, fiquei preocupada e chateada...

Tu és nova, se cuida e dá atenção à sua saúde, portanto, não se liga em fator de risco, porque risco por risco, muitos que não fazem parte de estatística alguma, acabaram por se ver em risco, ok?

O remédio para o colesterol que voce está tomando, serve também para diminuir ou até mesmo ''limpar'' de vez suas artérias coronárias e não só prevenir, certo?

Desejo a ti melhoras e sei que virão.

Com carinho

Leila

Blog da Terezinha Sobreira de VS disse...

Marilisa.
Também estou às voltas com os exames pedidos anualmente pelos médicos.
Qualquer alteração e a tranquilidade vai para o brejo principalmente em se tratando de pessoa que, como eu, perdeu o equilíbrio emocional ao receber notícia ruim transmitida sem cuidados...
Mas, vejo que está tudo bem com você.
Graças a Deus.
Muita paz, alegria e saúde. Assim nesta ordem. Descobri, nos últimos meses, em que passei por dificuldades várias, que primeiro precisamos da paz...

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Queridaaaaaaaaaaa passou por maus momentos hem?ufa!! agora,já que está tudo em ordem (Graças a Deus!) desejo ler aqui só fatos maravilhosossssssssss viu?-chega de doenças!! trégua para esse corpo jovem e lindo que clama por prazer minha linda!!
Um abração!!
Rejane

Penélope disse...

Pois fez-me lembrar de um episódio em minha vida que hoje rio, mas confesso que tive medos e muitas angústias. Certa vez me apareceu uma dor de cabeça acompanhada de um beliscõezinhos, seguido de dormências na parte inferior da cabeça.
Fiz uns primeiros exames e o médico nada rodeou para dizer que havia possibilidade de câncer.
Bem levaram 1o dias para que os próximos exames ficassem prontos e esse tempo foi uma tortura diante do primeiro diagnóstico.
Mas antes que os exames ficassem prontos uma pequena protuberância em minha cabeça começou a vazar uma aguinha sanguinolenta e cá o câncer - UMA BERNE DAS BEM GRANDES...
Quando a tiraram pedi para guardar num vidrinho e os médicos que fizeram a cirurgia pequena o fizeram. Deram-me o vidro que eu tive o prazer de apresentar ao doutor que havia dado o laudo desastroso de antes.
Olha, tem cada uma que só quem passa sabe como é, minha amiga!!!
Beijinhos e ainda bem que tudo está sob controle...

Blog Dri Viaro disse...

Oieee, estou com uma promoção super legal no blog, vou sortear uma camera digital, vem participar??

http://www.driviaro.com.br/2012/07/promocao-album-do-bebe.html

beijos e bom restinho de semana ;)

Anônimo disse...

Saudades de ler um cadinho de suas ''resenhas'', bj e FCD.

Lari Bohnenberger disse...

Opa! Sexta leitora se apresentando. kkkkkkkkkkkkk

Bah, nem me fala em coração, Mari. Minha pressão anda alta, eu tenho que me cuidar, mesmo! Tenho que fazer exame de sangue também, que faz tempo que eu não faço... Tô com uma requisição da unimed fazendo aniversário, aqui, kkkkkkkkkkkk

Mas, que bom que a tua notícia foi boa, Mari. E que bom saber que teu coração é forte e aguenta os momentos de tensões, rs.

Bjs!

Blog da Terezinha Sobreira de VS disse...

Está sumida, amiga.
São tão boas suas postagens, tão bem redigidas que sinto falta delas.
Na verdade,quando você escreve algo, tenho a sensação de que está mais próxima...

Blog da Terezinha Sobreira de VS disse...

Que saudades de suas postagens!
Por que anda tão sumida? Facebook? Também estou lá. Não tem jeito: todos estão lá...
Um abraço