quarta-feira, 7 de março de 2012

Baço Acessório

Bom, conforme prometi vou explicar o que é um baço acessório.
Um baço acessório é um pequeno nódulo de tecido esplênico (esplênico remete justamente a palavra baço ou suas alterações) encontrado em algumas pessoas na vizinhança do baço, especialmente no ligamento gastrolienal. É como um gêmeo parasita, que não se desenvolve, mas também não tem serventia nenhuma. Não causa nenhum sintoma.
Os baços acessórios podem ser isolados ou conectados ao baço por finas bandas de tecido esplênico. Eles variam em tamanho, desde o tamanho de um grão de feijão até o tamanho de uma maça pequena.
Ele podeá ser isolado ou extirpado, sendo realizada uma cirurgia à céu aberto ou em forma de vídeolaparoscopia.
Após a retirada do baço, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados. A capacidade de defesa do organismo para alguns tipos de microorganismos ficará reduzida, com risco de infecções sérias (principalmente por pneumococos, meningococos e H influenzae) até que o organismo consiga recuperar adequadamente o sistema imunológico.
Ainda não sei se o meu deverá ser removido. Não sei qual é a potencialidade de malignização desses casos, mas vamos ver isso na semana que vem.
Darei notícias.

4 comentários:

Blog da Terezinha Sobreira de VS disse...

Que é isto, Marilisa?
Baço acessório?
Mas como é que você arranja uma coisa assim tão diferente, tão desconhecida!
Deus há de ajudar e confio em que Ele não faltará: que este baço acessório seja removido com êxito e eficácia e que nenhum mal lhe advenha daí.
Muita saúde e paz.
Abraços.

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marilisa disse...

Re, gêmea de baço, que bom te ver por aqui!!
Na verdade minhas deduções são todas de pesquisas na net. Li muito e vi que alguns casos são de remoção cirurgica, mas caso não seja preciso vou dar pulos de alegria...Essa semana tenho gastro...dou notícas...
bj

Fernanda disse...

Não sabia que existia esse gêmeo parasita, rs. O meu irmão retirou o baço normal mas nunca apresentou nenhuma complicação. Espero que dê tudo certo, Mari!