sábado, 3 de novembro de 2012

Sumida por uma boa causa

Ok! Podem xingar, pois eu mereço.
Estou em dívida comigo mesma nesse momento, pois não se passa um dia sem que eu pense numa postagem pro blog....Acontece que tem tanta coisa acontecendo que não me sobra tempo. De verdade.
Quando passei pelo câncer de mama em 2008 criei uma comunidade no orkut voltada a dar apoio aos pacientes de câncer. A comunidade Câncer, vai se...#&*%!§¢
Sei que lá pude ajudar muita gente e isso me dá uma alegria enorme. Assim como foi ajudada da mesma forma.
Esse ano, no mês de outubro, realizamos o 2º Encontro Nacional da comunidade, em São Paulo. Não tem como descrever a emoção de abraçar essas amigas que passaram por toda a adversidade do câncer junto comigo.  Amigas que acarinhei e a que me  deram colo em momentos difíceis. Mas também rimos e nos divertimos demais juntas, pois a poeira baixa e a vida segue, e isso é algo que nos marca a ferro. Deixa marcas profundas e eternas. Quem está em nossa comunidade mantém as suas contas no orkut apenas para não perder o vínculo que temos lá. 
Dentro dessa comunidade, há mais ou menos dois anos, germinou uma sementinha dentro de dois corações que ansiavam por levar dali para o mundo o que o câncer nos ensinou. Em meio a muitas conversas de 'surdina' a Tânia e eu fomos regando essa sementinha até que ela desabrochasse lindamente em julho desse ano. O nome dessa plantinha é VIAMAMA. Ainda não chegamos ao mundo (isso é pedir demais), mas conseguimos viabilizar alguns projetos, dentre eles a organização do 1º Toque Rosa de Viamão. 
Palavras não podem traduzir a emoção de sair em caminhada sendo acompanhada por tanta gente, todos movidos pelo mesmo ideal: Salvar vidas.
Agora estamos trabalhando para dar continuidade aos nossos projetos, que são muitos....Queremos criar um banco de perucas e adereços para mulheres em tratamento em parceria com salões de beleza; Pretendemos continuar com nossas palestras, voltadas as camadas mais carentes da população, enfim, temos muitas idéias florescendo e queremos implementar todas elas. 
Sabemos que o câncer não pode ser prevenido,  mas sabemos também que ele não é necessariamente uma sentença de morte. É nesse conceito que queremos focar, pois se descoberto à tempo, em fases iniciais, podemos ter 95% de chances de CURA da doença. Vale a pena tentar, né? Aliás, pense em uma situação que tenha 95% de chances de sucesso...É chance prá caramba. Basta estar de olho em seu corpo, aprender reconhecer mudanças mínimas, pois de olho vivo e pé ligeiro, podemos salvar nossas vidas.
Prometo que postarei aqui, brevemente, mais novidades sobre o VIAMAMA, sobre nossas parcerias e atividades!

3 comentários:

Claudia disse...

Esse encontro foi realmente emocionante e divertido demais!!! Quanto ao VIAMAMA, só posso deixar registrado aqui o orgulho que tenho de vcs!

Blog da Terezinha Sobreira de VS disse...

Você não está em débito com o blog não. Conta é com um enorme crédito.
O trabalho que vem desenvolvendo é de suma importância.
Sinto-me honrada em poder ler o que escreve e deixarei de lamentar pela espera de suas postagens.
Um grande abraço.

Blog da Terezinha Sobreira de VS disse...

Um Feliz Natal!